sexta-feira, 10 de junho de 2011

Produção do Chope em Empresa de Concórdia

Por: Janaína Padilha


A Fall Bier é uma microcervejaria situada no Bairro Salete, Rua Vitor Sopelsa, n° 2000, a qual faz a produção de chope.

Gilberto Tonielo - Cervejeiro














O Sr. Gilberto Tonielo (cervejeiro) é a pessoa responsável pela, então produção.

Gilberto explica como ocorre a manufatura do produto:

O mosto compreende na mistura de malte de cevada (o qual já vem pronto, germinado e triturado), com água, sendo que este processo durará cerca de 105min.

O processo pelo qual une as duas substâncias é a infusão. A água, inicialmente é aquecida a 35°C, misturada então com o malte. Durante o processo a temperatura é elevada gradualmente, tendo no final uma temperatura de 76°C.

Após a mosturação, o mosto, passará para outro tanque ocorrendo assim à filtragem, processo que dura cerca de 60min. Em seguida, o mosto volta para o tanque de brassagem, para ferver (cozinhar), levando cerca de 90min para total cozimento. Durante o cozimento é adicionado o lúpulo de amargor e 15min antes do término, usa-se o lúpulo do sabor.



A mistura ficará em descanso durante 30min e, posteriormente o mosto, que está a 90°C, passará pelo processo de perda de temperatura no equipamento denominado "trocador de calor”, atingindo uma temperatura de 10°C. Uma vez resfriado, a mistura é transferida para o tanque de fermentação, esta ficará durante cinco dias em processo, sendo controlada pela temperatura. O fermento utilizado nesse processo, convencionalmente pode ser reutilizado em até oito aplicações do mesmo.

Com o fim da fermentação o chope ficará durante dez dias, a 0°C, em maturação, passando por fim em um filtro – contendo cerca de 20 peneiras para deixá-lo limpo, além da “terra importada” – para a retirada de resíduos, sendo que esta retirada deixará o chope pronto para o consumo.




Ir para: Produção da Cerveja

Nenhum comentário:

Postar um comentário