sexta-feira, 10 de junho de 2011

Leveduras na alimentação de Bovinos




O que são leveduras?


     São microorganismos unicelulares, que se reproduzem assexuadamente por brotamento e se desenvolvem no processo de fermentação do caldo de cana-de-açúcar durante a produção do álcool
    As leveduras são as mais antigas fontes de proteínas unicelulares. Na alimentação animal, as leveduras, principalmente Saccharomyces cerevisiae tem sido usado por décadas através do uso de subprodutos da indústria de fermentação. Em 1961, Serzedelo citou a possibilidade do aproveitamento de levedura na alimentação animal.
    As leveduras, sejam elas vivas ou não, possuem em sua composição uma fração de carboidratos (20% a 40%), que na grande maioria fazem parte da parede celular, que é composta principalmente por glucanas e mananas (MOS), os quais possuem impacto no sistema imunológico e habilidade em prevenir a colonização de bactérias patogênicas no trato gastrointestinal. Outro componente são os nucleotídeos, representados pelos ácidos nucléicos. Os nucleotídeos podem ter efeito sobre o trato gastrointestinal, aumentando o crescimento e influenciando positivamente a flora bacteriana.
    Atuam como um aditivo melhorador de performance capaz de melhorar os índices zootécnicos.





O que fazem as leveduras ?


- promovem o estimulo das bactérias celuloliticas;
- aumenta a população microbiana do rumem;
- aumenta a utilização de lactato;
- aumenta a utilização de amônia
- equilibra o pH rumina
- aumenta o ganho de peso e a produção de leite na média em 5%
- aumenta a digestão de fibras
- Apresentam fatores de crescimento de ação profilática
- melhora a qualidade da pelagem e cascos devido as vitaminas do complexo B.






Processamento das leveduras


      A partir dos anos 90 grandes avanços foram obtidos na tecnologia de produção das leveduras, as principais inovações foram:
     Captação do creme de leveduras a partir da fermentação. Ou seja, o creme de leveduras que será desidratado é o mesmo que continua na fermentação. O principio utilizado pelas usinas é o da renovação permanente da população de fermento nas dornas. Ou seja, a levedura seca tem quase a mesma qualidade de leveduras primárias.
      Aplicação de técnicas de fermentação e de seleção de cepas, que viabilizaram a produção de leveduras com até 45% de poteína mínima. Atualmente, 50% da produção de leveduras é garantida com 40% de proteína mínima.
Secagem em spray drier, menos agressiva que a secagem em tambores.
      Recuperação do álcool residual por lavagem, o que reduz ainda mais a agressão térmica, maximizando a digestibilidade e reduzindo o teor de impurezas.
     Hoje em dia a industria sucroalcoleira tem a preocupação de processar a levedura de maneira a preservar ao máximo suas propriedades extranutricionais, tais como: enzimas, nucleotideos e metabólitos de fermentação, que são de fundamental importância na melhora da performance animal. Outro fator importante é que, apesar da produção ser sazonal, concentrada entre os meses de maio e novembro, as usinas passaram a garantir o fornecimento de leveduras durante os 12 meses do ano.




Histórico sobre a produção de leveduras no Brasil


      Ao final dos anos 70, a criação do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) estimulou o desenvolvimento da produção de álcool em larga escala, alavancando o beneficiamento do creme de leveduras, como um de seus principais sub produtos.
       Na década de 70 e 80, diversos trabalhos zootécnicos foram realizados, porém, tendo como único objetivo viabilizar a levedura como uma fonte protéica alternativa. Com isso, até o início dos anos 90, as leveduras permaneceram “esquecidas”, tendo seu uso viabilizado na alimentação animal apenas quando o custo se tornava interessante em função de sua composição nutricional.
      A partir de 1990, o crescente interesse por parte dos produtores de ração para criação de camarões e para o desmame de leitões, tanto da Europa como da Ásia, fez com que a indústria local adequasse seus procedimentos industriais, buscando o processamento de leveduras com alta qualidade, possibilitando o crescimento do mercado. Mais trabalhos zootécnicos foram realizados, porém, com uma mudança de enfoque, da nutrição para a melhora de performance, prevenção de doenças e reforço do sistema imunológico, e com isso, juntamente com a indústria mundial, o produtor brasileiro de rações, também passou a enxergar as leveduras como um aditivo profilático, com capacidade de melhorar a performance dos animais.
      Atualmente, considerando apenas o aproveitamento do creme de leveduras oriundo da fermentação de cana de açúcar, o Brasil produz cerca de 60.000 tons de leveduras por ano, exportando 45% da produção para aproximadamente 50 países.



Ricardo Barbalho - Levedura para Bovinos


Ricardo é graduado em zootecnia pela USP, mestrando em nutrição animal (também pela USP) e é Gerente Comercial da empresa ICC Industrial LTDA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário