quinta-feira, 9 de junho de 2011

História do Champanhe

Os vinhos com "presença de gás" já eram conhecidos no início do século XVIII.
Originados da França e destinados ao mercado inglês, eram vinhos que resultavam de resíduos de açúcar involuntários que fermentavam nas garrafas durante a viagem.
Certa vez, em Abadia de Hautvillers, cidade próxima de Epernay no coração de Champagne, Dom Perignon, Monge da adega, esqueceu algumas garrafas de vinho com resíduos de açúcar. Quando verificou que estavam estourando, provou o vinho e disse: "Estou vendo estrelas".
Se essa manifestação se originou pela sensação de beber o magnífico produto novo ou se pela embriaguez, não se sabe ao certo. Certo é que Dom Perignon deu uma contribuição importantíssima para a origem do Champanhe. Ele criou um dos maiores segredos da qualidade dos espumantes naturais; a técnica de misturar pequenas parcelas de vinho, de diferentes parreiras, chamada assemblage.
Ele também substituiu as tampas de pano por rolhas de cortiça e idealizou uma garrafa mais resistente.
O uso de pupitres, utilizados até hoje para remover os depósitos de leveduras até a boca da garrafa, foi criado pela viúva Clicquot. Viúva herdeira da famosa casa da cidade de Reims que junto com Epernay, formam as cidades mais importantes da região de Champagne.
Como todas as histórias que reivindicam para si a autoria da criação das bebidas, o Champanhe ou espumante não seria diferente. Limoux, região no Sul da França, autora de grandes espumantes, como os finíssimos Crèmant de Limoux e Blanquette de Limoux resolveu entrar nessa briga. Eles alegam que o Blanquette é reconhecido como o espumante mais antigo do mundo, produzido desde 1531. E que a autoria do método de fermentação na garrafa, chamada de Champenoise, é atribuída ao conjunto de frades do Monastério de Limoux. Relatam a existência de documentos que registram a passagem de Dom Perignon por Limoux. O Monge teria ido lá aprender a técnica 112 anos após a descoberta do método "tradicional".

Fonte: http://www.dicasdebebidas.com.br/ntc/default.asp?Cod=15

Nenhum comentário:

Postar um comentário